Nos dias 21 e 22 de novembro, as crianças do Centro de Juventude Victor Issler e do Centro de Juventude José Alexandre Zachia, participaram do evento Vivências de Capoeira com o Mestre Renê Bittencourt.
Mestre Renê é morador da Bahia e é considerado referência, nacionalomente e internacionalmente, na cultura afro e na prática da capoeira. “Quando vejo meus alunos bem, isso me deixa feliz, pois o objetivo da capoeira não é torná-los capoeiristas, mas sim, fazê-los sonhar novamente e acreditar em seus sonhos, e quando realizados, torço para que possam continuar tocando um berimbau e incentivando mais pessoas” – Mestre Renê.
Nestes dias, contamos também com a participação do Mestre Edison, formado pelo Mestre Renê, e que foi aluno da Leão XIII, atualmente atua como educador e empresário no ramo culinário. Edison falou sobre a importância da Instituição em sua vida e para a comunidade: ” Eu treinava capoeira nessa quadra quando era jovem, com a idade de vcs, e hoje sou muito grato a Instituição pela formação que tive aqui dentro” – Mestre Edilson.
Nosso Educador Social, Élvis, que ministra as oficinas de capoeira na Leão XIII fez o seguinte comentário: “a capoeira fortifica os vínculos afetivos entre o grupo, fortalecendo a ideia de que sonhar é preciso”.
A capoeira aproxima as pessoas e ainda ensina valores e disciplina. Mexe com diversas partes do corpo. Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo e desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
Agradecemos imensamente a oportunidade de participar de Eventos como este proporcionando um momento de troca e aprendizado para nossas crianças.